top of page
alessandra foto 8.jpg

INFORMAÇÕES DA PACIENTE

Aqui, nesta página, você encontra informações pertinentes de como é uma consulta ginecológica. Isto serve para informar o passo a passo da consulta. É muito importante para dar uma orientação e fazer com que a mulher se sinta segura. 

SOBRE A SUA CONSULTA
Como é e deve ser uma consulta ginecológica.

O Médico ou Médica Ginecologista iniciará a consulta com um bate-papo. Ele perguntará sobre doenças que você já teve, se o ciclo menstrual é regular e qual a data da última menstruação, histórico de cirurgias, tabagismodiabetes e câncer.

​

Vale lembrar que, como em qualquer outra consulta, perguntar o histórico de saúde do paciente é normal e importante, pois ajudará o medico a ter mais informações sobre a sua saúde e ele terá condições de, com auxílio de exames, realizar um diagnóstico mais assertivo, caso haja algum problema.

Outro aspecto que gera certo desconforto, mas que o médico irá questionar, é sobre a vida sexual da paciente, caso ela já tenha iniciado. Mas como saber até que ponto o médico deve perguntar sobre a sua vida pessoal e relacionamentos? Ele sempre deve buscar saber sobre tudo o que for ajudar no diagnóstico de alguma doença. A pergunta sempre terá alguma relação com a sua própria saúde.

​

Se você tiver dúvida sobre alguma pergunta vale indagar o médico sobre qual o objetivo daquela questão. Pode acontecer, por exemplo, de ele perguntar se você sente dor durante a relação sexual. Essa informação é importante para saber se está tudo bem com a sua saúde.

​

As consultas ginecológicas são de extrema importância para a SAÚDE DA MULHER e devem ser feitas anualmente. Então, não tenha medo de se consultar com ginecologistas, sejam eles homens ou mulheres, pois os exames feitos regularmente podem detectar doenças sérias de forma precoce, favorecendo o tratamento rápido do diagnóstico.

​

Após a Consulta, chegou a hora do PREVENTIVO. 

​

O exame preventivo feminino, esfregaço cervicovaginal, colpocitologia oncótica cervical ou simplesmente teste de Papanicolau, é um exame ginecológico de citologia cervical, realizado como prevenção ao câncer do colo do útero (principalmente causado pelo papilomavírus humano, ou HPV).

O exame preventivo é geralmente indolor, simples e rápido (dura apenas alguns minutos). Pode causar um pequeno desconforto que pode ser diminuído se a mulher for capaz de relaxar e se o exame for realizado de forma delicada e com técnica adequada.

Inicialmente, o médico inspeciona visualmente a vagina e ânus, externamente. Ele estará procurando quaisquer alterações da normalidade (pigmentação, secreções, lesões, padrão de pilificação, etc).

​

Em seguida, o médico introduz um instrumento chamado espéculo na vagina (conhecido popularmente como “bico de pato”, devido ao seu formato). É feita nova inspeção visual nas paredes internas da vagina e colo do útero. A seguir, o médico provoca uma pequena descamação da superfície externa e interna do colo do útero, com uma espátula de madeira e uma escovinha, respectivamente. As células colhidas são colocadas numa lâmina de vidro (para microscópio) que será encaminhada para análise em laboratório especializado em citopatologia.​

Para garantir que o resultado é o mais correto possível, a mulher deve, nas 48 horas anteriores à realização do exame:

  • abster-se de ter relações sexuais (mesmo com camisinha);

  • evitar o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais (por exemplo, espermicidas)

  • não realizar exame ginecológico com toque, ultrassonografia transvaginal e/ou ressonância magnética da pelve.

​

É importante também que a mulher que vai se submeter ao exame não esteja menstruada, pois o resultado pode ser alterado se houver presença de sangue. Mulheres que estejam grávidas também podem se submeter ao exame, sem riscos de saúde para ela ou para o bebê.​

​

Os exames Preventivos devem ser feitos periodicamente de acoro com faixas etárias. Consulte um Médico.  

bottom of page